top of page

DICAS DE FILMES PARA COACH

Atualizado: 17 de fev. de 2022




Lendas da Vida


Dirigido por Robert Redford, o filme Lendas da Vida (2000) é uma adaptação do livro The Legend of Bagger Vance, do autor Steven Pressfield. O filme apresenta a vida de Rannulph Junuh (Damon), um rapaz que, aos 16 anos, é consagrado como um dos golfistas mais promissores de sua época.

Após lutar na Primeira Guerra Mundial, ele torna-se um alcoólatra e abandona a noiva, Adele Invergordon (Theron), e o golfe. Anos depois, Junuh é convocado pelos habitantes de Savannah, sua cidade natal, para disputar um torneio organizado por Adele, que está tentando recuperar seus bens depois que o pai cometeu suicídio durante a Grande Depressão. Sem confiar no próprio talento, o rapaz passa a contar com o auxílio de um sujeito misterioso, Bagger Vance (Smith), que utiliza o jogo como verdadeira metáfora da vida.

Redford leva a sério a palavra “lenda” presente no título de seu filme e confere um clima fantasioso à história, desde a elaboração caricata de alguns personagens até os diálogos rebuscados. Além disso, a trilha instrumental de Rachel Portman ajuda a estabelecer um clima de cômica euforia em algumas sequências que, de outra maneira, provavelmente assumiriam contornos dramáticos, como na cena em que Junuh e Adele discutem seu passado. Aliás, até mesmo a introdução de Bagger Vance na história é feita de maneira enigmática, como se este surgisse do nada.

Analisando o filme por meio das leituras sobre coaching, pode-se identificar que o espectador não-familiarizado com as regras do golfe se interesse pelas estratégias adotadas pelos jogadores retratados no filme e pela própria mecânica da disputa. Assim, mesmo sem compreender o significado de termos como duffs, tops ou skulls, a plateia acaba se envolvendo no jogo e na história. Além disso, as tomadas nas quais acompanhamos o “ponto de vista” da bola são belíssimas, mesmo que se tornem repetitivas com o passar do tempo.

Para alguns críticos como Pablo Villaça, o roteiro de Jeremy Leven falha no desenvolvimento dos personagens, que parecem esquemáticos demais: o mocinho que precisa enfrentar seus traumas; a mocinha determinada a superar as adversidades; o homem sábio que encerra grandes conhecimentos em seu jeito simples. O roteirista se esquece de estabelecer algum personagem com quem o espectador possa se identificar, já que Junuh jamais se deixa desvendar e Vance é, obviamente, um ser “espiritual” que ali está para ensinar. A única alternativa neste caso seria a identificação com o garotinho Hardy Greaves, narrador da história. Porém, este jamais abandona o posto de mero observador. Com isso, Lendas da Vida se torna um filme “impessoal”, impedindo o envolvimento emocional com a trama.



Wall Street


Wall Street – Poder e Cobiça (1987), cujo título original é Wall Street, tem a direção de Oliver Stone. O filme traz a história de um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações. Após várias tentativas de conseguir um bilionário e poderoso cliente, ele consegue conquistar este cliente se utilizando de informações privilegiadas para ajudá-lo nos negócios e fazê-lo com que ganhe ainda mais dinheiro, porém, de maneira ilícita e passando por cima de seus próprios valores e da confiança de seu pai. Mergulhado na ambição de querer ser rico a qualquer preço, ele se envolve em armações cada vez mais complicadas. Até que chega o momento de tomar uma importante decisão entre promover seu cliente e ficar rico, ou seguir seus princípios e recuperar a empresa que o pai trabalha.

É uma história de ficção, mas que retrata bem a realidade e até nos dias de hoje. Situações em que muitos executivos passam de dicotomia entre seus objetivos financeiros, ou da empresa, e seus próprios valores morais. E isso pode gerar verdadeiramente um conflito interno e até doença.

Neste caso, o trabalho de um Business and Executive Coach é de resgatar toda a força interna do executivo a auxiliá-lo no alinhamento dos seus objetivos e valores. Trazendo com isso mais tranquilidade e equilíbrio para o coachee. E proporcionar meios para que ele tome as decisões mais acertadas.



Invictus


O filme Invictus (2009) tem a direção de Clint Eastwood. Ele conta a história de como o grande líder africano, Nelson Mandela, proporcionou a união entre brancos e negros, mesmo depois do fim do Apartheid, por meio do esporte. Após 27 anos na prisão, Mandela é eleito presidente da África do Sul, tendo de lidar com seu país ainda dividido economica e socialmente pelo racismo. Então, ele incentiva a seleção de Rugby da África do Sul para serem campeões na Copa Mundial.

Observa-se no discurso de Nelson Mandela estratégias, incentivo e planejamento para se chegar ao seu objetivo, tornar a equipe campeã. O trabalho em equipe que é realizado por meio do coach (Mandela), coachee líder (Capitão do time) e toda a equipe (o time de rúgbi). Pode-se fazer uma analogia com o processo de Business and Executive Coaching em uma empresa ou organização, onde trabalha-se o líder, para que seja desenvolvida toda a equipe ou toda a empresa.



O Advogado do Diabo


O filme O Advogado do Diabo, cujo título original é The Devil’s Advocate, (1997), tem a direção de Taylor Hackford. Kevin Lomax (Keanu Reeves) é um advogado de uma pequena cidade da Flórida, que nunca perdeu um caso, sua fama chega até o dono da maior firma de Nova York, John Milton (Al Pacino).

Ele passa a receber um alto salário e vários tipos de mordomias diferentes, porém sua esposa começa a sentir saudades de sua antiga casa e começa a presenciar aparições demoníacas. No entanto, o advogado está mais preocupado em sua ascensão profissional. Com isso começam a ter várias consequências negativas por causa da vaidade e tudo começa a fugir do controle.

Esta ficção traz a reflexão sobre até que ponto vale a pena passar por cima dos valores e das pessoas mais importantes da vida por causa de sucesso financeiro, vaidade, status e poder. Pelas próprias consequências do personagem, é possível o telespectador fazer uma analogia com sua vida e escolhas. É um alerta para os perigos do mundo profissional, que às vezes, aparecem disfarçados de oportunidades.

A crítica não é quanto ao fato de querer ganhar muito dinheiro e ter conforto, mas às consequências que esta ambição pode causar para um executivo, a exemplo de conflito com a família. Neste ponto o coach pode ajudar e descobrir os reais valores e objetivos de seu cliente, fazendo um alinhamento entre sua vida pessoal e profissional.



O Diabo Veste Prada


O filme O Diabo Veste Prada (2006) é dirigido por David Frankel. Para além do tema sobre Moda, este filme apresenta muitos exemplos do que se aprende nos estudos de Coaching: estratégias, conhecimento do ambiente em que se atua, determinação, iniciativa, Marketing Pessoal, entre outros.

A ficção conta a história de uma jovem que conseguiu um emprego em uma importante revista de moda. Ela passa a trabalhar como assistente da editora chefe da revista, conhecida por todos como muito severa. De início a jovem já percebe a dificuldade de lidar com a chefe atender aos seus mais desvairados pedidos e o rude relacionamento.

Observa-se um exemplo comum de conflito que ocorre entre chefe e subordinado, que pode provocar várias consequências na postura e no comportamento do profissional. Vale a pena trocar meus compromissos com a vida pessoal pelo reconhecimento profissional a qualquer custo? Esta e outras reflexões podem ser tiradas deste filme e que faz pensar mais uma vez sobre o que realmente é importante na vida.

O Business and Executive Coaching é um poderoso processo para esclarecer objetivos e alinhar valores de realização pessoal e profissional. Como lidar com conflitos e situações de contingência. Como trabalhar o Líder coach para que ele possa promover a cultura Coaching entre os seus subordinados.



Desafiando Gigantes


O filme Desafiando Gigantes (2006) é dirigido por Alex Kendrick. Um técnico de futebol americano nunca conseguiu levar seu time a um campeonato vitorioso. Então, após receber uma visita inesperada que o desafia a acreditar no poder da fé, ele descobre a força da perseverança para vencer.

Uma emocionante história de força, coragem e fé. Mostra a importância de não desistir dos objetivos, pois, quando se está alinhado com as crenças, valores, ideais e comportamento, consegue-se superar qualquer obstáculo. Assim, pode-se inspirar outras pessoas, e também liderá-las. É o que faz o técnico, personagem do filme, para treinar, motivar, inspirar, valorizar e cativar todo o seu time para a vitória. Aí está o trabalho de um verdadeiro coach. E uma inspiração também para o desenvolvimento de um trabalho de Business and Executive Coaching.



A Rede Social


A Rede Social (2010), dirigido por David Fincher, é um filme importante para entender o surgimento e consolidação da maior rede social até o momento, o Facebook, criado por Mark Zuckerberg e sua equipe, em outubro de 2003.

Um analista de sistemas graduado em Harvard, que se senta em seu computador e começa a trabalhar numa nova ideia, em apenas seis anos ele se torna o mais novo bilionário da história. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida pessoal e profissional.

Merece destaque a inteligência e criatividade de Mark Zuckerberg. Não apenas em criar o Facebook, mas também em saber se sair de algumas situações complicadas. Mesmo tendo que criar inimigos, ele desenvolveu uma estratégia de cativar as pessoas e atraí-las para a sua rede.

No Business and Executive Coaching, observa-se temas como esses mostrados no filme para tratar diretamente com o coachee. É necessário um maior conhecimento do negócio da empresa e do mercado para agregar mais valor no processo.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page